fbpx

Superando a Ansiedade Antecipatória

3.6
(7)
Ansiedade.

Conteúdo para assinantes

Sobre

Este trabalho tem como objetivo desprogramar processos de ansiedade que se formam mediante eventos futuros negativos ou não.

Como seria se…se pudesse reverter a incômoda ansiedade que experimenta a qual antecipa os eventos futuros? E se você conseguisse programar seu corpo e mente para um estado de tranquilidade e equilíbrio para lidar com o futuro, seja ele como for? Como seria ter mais energia física e mental para lidar com os desafios da vida?

A ansiedade antecipatória é um processo que realizamos em nível mental, na qual imaginamos o pior que pode acontecer em uma determinada situação que provoca estresse ou preocupação. 

Uma das consequências imediatas desse tipo de ansiedade é que deixamos de nos concentrar no presente, projetando em um futuro nuvens escuras que não seremos capazes de dissipar, exatamente porque não podemos agir no futuro. A antecipação está relacionada com pensamentos sobre um “futuro ruim”. É como se convivêssemos com um perigo próximo constante, precisando nos proteger das possíveis ameaças. Um estado constante de mobilização e alerta que pode ser desgastante.

Mesmo alguns tentando fazer diferente, os pensamentos negativos dominam a nossa mente e nos fazem sentir ansiedade. Quando o que pensamos nos deixa mal, falamos de pensamentos distorcidos ou distorções cognitivas. Esse tipo de pensamento nos leva a ver o mundo através de uma visão distorcida da realidade

A continuidade gera uma expectativa negativa que vai moldando nossa conduta até que o que havíamos imaginado se realiza. Se nos programamos achando que vamos ter dificuldades para fazer uma apresentação, é possível que busquemos e criemos inconscientemente circunstâncias as quais geram essa situação e acabem “confirmando” nossa profecia auto realizadora.

A ansiedade antecipatória tenta prever as consequências de um acontecimento futuro, tenta prevenir de um perigo ou acontecimento que ainda não aconteceu, coisa que pode nos ajudar e nos proteger em determinadas ocasiões, mas em outras vai dificultar o nosso caminho.

Leia Mais

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Valorizamos a sua privacidade

Nós acessamos e armazenamos dados em seu dispositivo para personalizar, medir e oferecer conteúdo e anúncios, analisar o uso e melhorar a sua experiência. Para obter mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.