Este trabalho tem como objetivo desprogramar processos de ansiedade que se formam mediante eventos futuros negativos ou não.
Como seria se…se pudesse reverter a incômoda ansiedade que experimenta a qual antecipa os eventos futuros? E se você conseguisse programar seu corpo e mente para um estado de tranquilidade e equilíbrio para lidar com o futuro, seja ele como for? Como seria ter mais energia física e mental para lidar com os desafios da vida?
A ansiedade antecipatória é um processo que realizamos em nível mental, na qual imaginamos o pior que pode acontecer em uma determinada situação que provoca estresse ou preocupação.
Uma das consequências imediatas desse tipo de ansiedade é que deixamos de nos concentrar no presente, projetando em um futuro nuvens escuras que não seremos capazes de dissipar, exatamente porque não podemos agir no futuro. A antecipação está relacionada com pensamentos sobre um “futuro ruim”. É como se convivêssemos com um perigo próximo constante, precisando nos proteger das possíveis ameaças. Um estado constante de mobilização e alerta que pode ser desgastante.
Mesmo alguns tentando fazer diferente, os pensamentos negativos dominam a nossa mente e nos fazem sentir ansiedade. Quando o que pensamos nos deixa mal, falamos de pensamentos distorcidos ou distorções cognitivas. Esse tipo de pensamento nos leva a ver o mundo através de uma visão distorcida da realidade
A continuidade gera uma expectativa negativa que vai moldando nossa conduta até que o que havíamos imaginado se realiza. Se nos programamos achando que vamos ter dificuldades para fazer uma apresentação, é possível que busquemos e criemos inconscientemente circunstâncias as quais geram essa situação e acabem “confirmando” nossa profecia auto realizadora.
A ansiedade antecipatória tenta prever as consequências de um acontecimento futuro, tenta prevenir de um perigo ou acontecimento que ainda não aconteceu, coisa que pode nos ajudar e nos proteger em determinadas ocasiões, mas em outras vai dificultar o nosso caminho.
Nós acessamos e armazenamos dados em seu dispositivo para personalizar, medir e oferecer conteúdo e anúncios, analisar o uso e melhorar a sua experiência. Para obter mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.